top of page

TUDO REFERENTE AS GUIAS USADAS PELOS MÉDIUNS

Atualizado: 28 de nov. de 2018

1° QUANTAS GUIAS O MÉDIUM DEVE TER?

Achamos que um médium em início de trabalhos em sua vida espiritual não deve usar nenhuma guia, esperar certo tempo para ver seu desenvolvimento. Mas isto é costume de cada dirigente, não temos como decidir este caso como uma Federação, mas achamos que o dirigente deve optar sempre pela primeira.

2° QUAIS OU QUAL? E PORQUE?

O médium deve ter sempre como sua guia inicial  a  de Oxalá, que vai dar direcionamento em seu caminho, vai  mostrar que sempre devemos respeitar o nosso Pai Maior na vida espiritual;

3° QUEM  DEVE  FAZER AS GUIAS?

Achamos que para um iniciante ou mesmo um médium antigo da casa quem deve fazer as guias sempre será o sacerdote ou dirigente, mas hoje em dia sendo quase impossível deixá-lo fazer,  pelos seus afazeres, mas sempre com a orientação do dirigente da casa, ou então compra-la e o dirigente consagrá-la , antigamente quem as fazia era o Pai da casa.

4° QUANTAS CONTAS/PEDRAS DEVE HAVER NA GUIA?

Em nosso conhecimento o que nos foi passada a tempos atrás, seria que deveríamos ter uma guia com 145 contas, se o médium tivesse condição de fazer pelo custo, ou então 49 contas, vejam que todas são impares, porque 12 apóstolos de Cristo X 12 total 144 contas mais Cristo 145, isto  pelo sincretismo que trazemos do  catolicismo, que muitos já nem lembram que era feitas assim ou então: 7 ORIXÁS X os 7 falangeiros total de contas 49, mas isto vai depender de cada Pai da casa, antigamente era regra hoje em dia não deve ser.

5° EXISTE UM NÚMERO IDEAL?

Achamos  que o número ideal seria  49 contas  que é  boa no pescoço, mas tem casas que usam de várias formas e precisa ser maior ai também depende do dirigente.

6° TEM QUE SER  NÚMERO IMPAR= A FIRMA CONTA?

Sempre  na Umbanda ou em outras religiões usam o número impar por ser cabalístico, pelos Orixás serem 7 etc, agora com referencia a firma, acho em minha opinião que ela é ótima para ser colocado, mas o início de seu uso foi apenas para esconder os nós e ficar mais bonita e não machucar o pescoço do médium, minha indagação nos anos 70 era isto machuca o pescoço, ai meu dirigente tinha uma loja das maiores aqui na cidade e começou a bolar algo para esconder os nós, até chegar na firma , não me lembro se foi sugestão, explico como foi aqui neste época, com isto tem pessoas que informa, que ela protege etc..etc, mas em que? Só para o pescoço;

7°  PODE SER USADO FIRMA PRETA?

Mais uma  vez será minha opinião, em uma pergunta que é a primeira que ouço ou leio, pode ser qualquer cor, pois como na vela não vai interferir, como é fato diferente nas cores das pedras ou contas, que cada cor representa o ORIXÁ, para um leigo saber e a conta sendo diferente vai surgir indagações do porque esta ou aquela cor e sempre foi colocada a da mesma  das pedras, mas em  colocar  a preta  nada vai modificar, nada terá a ver com a linha da esquerda, ou que possa atrapalhar, mas quem terá coragem de colocar?

8° QUANTO TEMPO DEVE DURAR UMA GUIA?

Achamos que uma guia deve ser usada pelo menos por 7 anos, e depois ser despachada, neste período deve ser energizada, em cachoeira, no mar ou em  água com sal, mas devemos sempre solicitar ao nosso mentor para que nos de um direcionamento, eu tenho uma guia já a 20 anos de caboclo indígena, iria despachar na mata estes dias e não foi permitido, ai aceita-se quem quer ouvir ou saber, o porque 7 anos, pelo tempo de demandas que o médium recebeu através dos atendimentos e trabalhos e faça outra ou compra, mas trem que ter o procedimento de  consagrá-la.

9° A GUIA DEVE SER REFEITA EM ALGUM MOMENTO?

Primeiro para refazê-la, se quebrou, acho que pode ser refeita, trocando os fitilhos internos, e depois consagra-la, mas dependendo do caso , se foi em uma desobsessão, acho que devemos despachá-la.

10° EXISTE INTERVALO PARA REFAZER UMA GUIA?

Como explicado acima, nunca deve ser refeita, mas vai depender de cada um, o correto será despachar, mas tem outra forma se estiver em bom estado  tirar todas da linha, colocar em sal grosso e depois de 7 dias, refazer e após mais 3 dias deixado em um  recipiente  no sereno e coberta e refazer depois consagrá-la e usar, as maneiras serão de cada um , mas o tempo se tudo estiver normal e se o médium quiser será 7 anos.

11° QUEM DEVE FECHAR  AS GUIAS?

Sempre deve ser o Sacerdote ou o Pai da casa, por sua  energia  e comando e hierarquia, mas ninguém respeita isto apenas uma minoria.

12° QUAL O PROCEDIMENTO PARA FECHAR UMA GUIA?

Mesma coisa será de cada dirigente, o correto  é colocar um pano branco em um local ou mesa, depois colocar as guias em cima, e ir dando os nós, sempre em número de 3 ou 5 ou 7 nós, estamos falando de Umbanda, poderemos também coloca-las em uma peneira de palha e ir fechado, preste atenção isto é diferente para cada linha e nação se for de Candomblé, aqui falamos de Umbanda.

13° QUAIS OS POSSÍVEIS PROBLEMAS DE UMA GUIA MAL FEITA OU ERRADA?

Bem simples, como dirigir um carro sem carta de habilitação, ou seja, a guia mal feita não protegerá o médium, seus falangeiros ficam mais difíceis de chegarem, porque não tem a energia de chamá-los, médiuns novos ficam girando tempo todo, muitos acham bonito carregar uma guia ou muitas, mas não sabem que a maioria usam, porque venceram demandas, ou porque o Orixá da casa solicitou, mas o que vemos são pessoas avidas por estarem com pescoço cheios e se perguntarmos, nem sabem o porque, a resposta que ouço é:  senti vontade de fazer ou comprar. No tempo que comecei na Umbanda para termos uma guia precisava o guia chefe solicitar , ou depois de seus caboclos ou outros venceram uma demanda, hoje todos guias de uma casa pedem aos médiuns para comprar ou fazer uma guia, e não tem valor estas, e tenho, visto que usam sem saber o motivo.

14° QUAIS OS POSSÍVEIS PROBLEMAS  DE UM MÉDIUM SEM GUIA?

Ai temos algumas colocações, em um médium no início não deve como falamos acima estar com guias, pois precisamos saber qual será sua direção na sua casa, no seu tempo de mediunidade, e na sua vida espiritual, para que caminho irá seguir, precisamos ver quem é sua frente, quem é sua coroa e assim por diante , o que notamos são médiuns afoitos para terem  guias e depois abandonam sua religião e as guias são jogadas ou despachadas, e isto não é bom .Para nós que somos de religião espiritual devemos pensar no que deixamos para traz com estas guias e outras coisas, que abandonamos, ai acontece problemas culpam a religião. Agora o médium que já e feito a tempo, nunca deve esquecer as guias ao ir em seu trabalho, sempre cuidá-las, mas vemos que isto nunca acontece, o médium que nasceu para a religião é o que mais necessita é de suas guias, portanto jamais esquecem das mesmas, e sem elas não deve estar em trabalhos, pois receberá muitas energias contrárias.

                                                                               SACERDOTE     PAI SALUN – 2016

5.435 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MOISÉS BÍBLICO

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

EGUNS, QUIUMBAS E ANIMISMO.

Vamos tratar aqui, simplesmente dos três assuntos acima, mas somente para elucidar algumas questões para nós sacerdotes da Umbanda. Não queremos modificar nada, só esclarecer. O que é um EGUN: Nós umb

bottom of page