top of page
  • Foto do escritorFUCESP

MOISÉS BÍBLICO

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo

                                f.U.C.E.S.P.  = 65 anos


                                “  MOISÉS  BÍBLICO  “

O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem, como por exemplo uma  estátua dele, obra do grande Michelangelo, que ás vezes  chocam os turistas lá na Basílica  de São Pedro, em Roma. Isso se deve, segundo consta, por conta de um erro de tradução do texto original em hebraico, do livro do ÊXODO, o qual descrevia a figura de Moisés  como sento um “ KARANOHR PANAV “, que significava:  “SEU ROSTO BRILHAVA COMO RAIOS DE LUZ”.

Quando São  Jerônimo, por volta de 400    d.C.  fez a tradução oficial da Bíblia, para o latim em comum com a Igreja Católica, confundiu a descrição original e descreveu  como :

“ CORNUTA FACIES  SUA ” .

que significa “ SEU ROSTO TINHA  CHIFRES”.Com base nesta tradução equivocada, alguns  artistas começaram a retratar MOISÉS bíblico com chifres, ficando-o desfigurado para sempre. Como se vê:  a  tradução equivocada de uma palavra pode modificar e alterar profundamente um texto e até a história.

Portanto não confundam também Exu pelo chifre, sendo Diabo, poderemos pensar que são raios de luz. Para nós da Umbanda, eles também trazem luz.

                                                      Colaboração de Luiz Pereira Nunes      

                                                                             PAI SALUN                                             

120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

EGUNS, QUIUMBAS E ANIMISMO.

Vamos tratar aqui, simplesmente dos três assuntos acima, mas somente para elucidar algumas questões para nós sacerdotes da Umbanda. Não queremos modificar nada, só esclarecer. O que é um EGUN: Nós umb

Conceito de Deus

Conceito filosófico sobre Deus Resolvemos colocar o assunto após uma apresentação que tivemos e foi muito prática e filosófica, e como novos sacerdotes, precisam estar a par e discutir com seriedade,

bottom of page