top of page

PORQUE OXÓSSI E OBÁ?

Para nós da FUCESP, a concepção de Orixá é totalmente diferente de muitos, o que farei é conceber minha opinião, após muito estudo juntamente com o professor ERON, não concordamos que Orixá é Divindade:

1° Porque a linha de raciocínio adotada com sua terminologia para designar o conceito, é uma linha sugada da tradição cristã, puxam para o Criador dos Orixás, a mesma terminologia usada no Cristianismo, defenderem a natureza de Cristo.

2° A conceituação que Cristo filho do Criador é unigênito [único ser criado da natureza de Deus] e os Orixás em nosso pensamento são criaturas de Deus, delegados ou pré-posto, para executar ações com valor Divino.

3° Oxóssi, nesta linha de pensamento, não é uma expansão da natureza de Deus, é uma Entidade que trabalha com sua competência para reger o conhecimento no Universo dado por Deus ao Orixá regente, para irradiar na atuação do conhecimento. A característica imediata que nos dá e sugere esta atividade do Orixá. Sua função específica de caçador que tem na busca das coisas e sua competência de ação, pois o caçador é observador dos mínimos detalhes, então ele é o irradiador principal do conhecimento do Universo. Obs. [outros Orixás, cada um tem sua competência no Universo].

O QUE TEM OXÓSSI COM OBÁ ?   …………………………………………


Obá, simplesmente é a Orixá que trabalha os dados no equilíbrio do ser humano em seu pensamento religioso, é detentora e concentradora da verdade, age e faz o equilíbrio da irradiação de Oxóssi. Ele é o irradiador por excelência do conhecimento de todas as informações.

Obá faz equilíbrio, na atitude do raciocínio dos seres humanos, e ela para realizar esta atividade, o ser humano não nota, age na distância do raciocínio de maneira sutil, quando percebemos a mudança, ela já se verificou.

4° Para tanto, e por estas razões que pedimos a deitada de Oxóssi e Obá.

5° A deitada é uma atitude especificamente religiosa para vermos o desequilíbrio de nossa vida.

6° Sobretudo aqueles aspectos desequilíbrador na linha de Oxóssi e Obá irradiam, ou seja, a linha do conhecimento, com isto vemos a consistência do nosso raciocínio, em aquilo que defendemos e acreditamos.

Isto exposto aqui, não é mera suposição, foi um estudo da Umbanda, dos Orixás, feito por mim e pelo professor Eron, nosso professor de filosofia, após toda análise de sua vida religiosa no cristianismo e depois ao vir para nossa Umbanda. Aqui não tem estudo em outras correntes, e sim analise e de muita reflexão, após conhecer a Umbanda e os caminhos dos Orixás, buscarmos novas formas de estudo e conhecimento.

Nós somos seres pensantes. Vamos buscar novas formas de estudo e conhecimento, vamos discutir para aprofundarmos com nossa religião.

PAI SALUN

17/02/2013 

1.709 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MOISÉS BÍBLICO

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

EGUNS, QUIUMBAS E ANIMISMO.

Vamos tratar aqui, simplesmente dos três assuntos acima, mas somente para elucidar algumas questões para nós sacerdotes da Umbanda. Não queremos modificar nada, só esclarecer. O que é um EGUN: Nós umb

bottom of page