PORQUE OXÓSSI E OBÁ?

Para nós da FUCESP, a concepção de Orixá é totalmente diferente de muitos, o que farei é conceber minha opinião, após muito estudo juntamente com o professor ERON, não concordamos que Orixá é Divindade:

1° Porque a linha de raciocínio adotada com sua terminologia para designar o conceito, é uma linha sugada da tradição cristã, puxam para o Criador dos Orixás, a mesma terminologia usada no Cristianismo, defenderem a natureza de Cristo.

2° A conceituação que Cristo filho do Criador é unigênito [único ser criado da natureza de Deus] e os Orixás em nosso pensamento são criaturas de Deus, delegados ou pré-posto, para executar ações com valor Divino.

3° Oxóssi, nesta linha de pensamento, não é uma expansão da natureza de Deus, é uma Entidade que trabalha com sua competência para reger o conhecimento no Universo dado por Deus ao Orixá regente, para irradiar na atuação do conhecimento. A característica imediata que nos dá e sugere esta atividade do Orixá. Sua função específica de caçador que tem na busca das coisas e sua competência de ação, pois o caçador é observador dos mínimos detalhes, então ele é o irradiador principal do conhecimento do Universo. Obs. [outros Orixás, cada um tem sua competência no Universo].

O QUE TEM OXÓSSI COM OBÁ ?   …………………………………………


Obá, simplesmente é a Orixá que trabalha os dados no equilíbrio do ser humano em seu pensamento religioso, é detentora e concentradora da verdade, age e faz o equilíbrio da irradiação de Oxóssi. Ele é o irradiador por excelência do conhecimento de todas as informações.

Obá faz equilíbrio, na atitude do raciocínio dos seres humanos, e ela para realizar esta atividade, o ser humano não nota, age na distância do raciocínio de maneira sutil, quando percebemos a mudança, ela já se verificou.

4° Para tanto, e por estas razões que pedimos a deitada de Oxóssi e Obá.

5° A deitada é uma atitude especificamente religiosa para vermos o desequilíbrio de nossa vida.

6° Sobretudo aqueles aspectos desequilíbrador na linha de Oxóssi e Obá irradiam, ou seja, a linha do conhecimento, com isto vemos a consistência do nosso raciocínio, em aquilo que defendemos e acreditamos.

Isto exposto aqui, não é mera suposição, foi um estudo da Umbanda, dos Orixás, feito por mim e pelo professor Eron, nosso professor de filosofia, após toda análise de sua vida religiosa no cristianismo e depois ao vir para nossa Umbanda. Aqui não tem estudo em outras correntes, e sim analise e de muita reflexão, após conhecer a Umbanda e os caminhos dos Orixás, buscarmos novas formas de estudo e conhecimento.

Nós somos seres pensantes. Vamos buscar novas formas de estudo e conhecimento, vamos discutir para aprofundarmos com nossa religião.

PAI SALUN

17/02/2013 

462 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

Vamos tratar aqui, simplesmente dos três assuntos acima, mas somente para elucidar algumas questões para nós sacerdotes da Umbanda. Não queremos modificar nada, só esclarecer. O que é um EGUN: Nós umb