top of page

PEQUENA HISTÓRIA SOBRE COSME E DAMIÃO

No sincretismo religioso, Cosme e Damião, são os Orixás Ibeji ou seja, filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Na umbanda esta relação representada por Cosme e Damião, junto aos dois santos católicos, aparece uma criança vestida como eles.

Esta criança é chamada de Doum ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até 7 anos, sendo ele o protetor de crianças até esta faixa etária. Idowu é de origem Africana.

Cosme e Damião, são Árabes nascidos no século terceiro [III] foram estudar  medicina na Síria e depois de formados partiram para Egéia, onde praticaram a profissão, o objetivo  principal era curar as pessoas  pagãs e depois convertê-las para a fé cristã.

Viveram muitos anos como médicos e missionários na Ásia Menor, não cobravam pelos seus serviços médicos e por isto eram chamados de Anárgiros ou seja, “Aqueles que não são comprados pelo dinheiro“ . Sempre recusaram-se  a adorar os deuses pagãos. Foram torturados, mesmo assim diziam só adorar um Deus único, criador do Céu e da Terra. Em 303 o imperador decretou que fossem decapitados na Egéia.

Seus restos mortais foram transportados para a cidade de Cira  que fica na Síria e depositados em uma igreja a eles consagrada. No século VI uma parte das relíquias foram levadas para Roma na igreja que adotouseus nomes outra parte esta na igreja de São Miguel em Munique na Baviera.

Este pequeno resumo da história destes santos católicos, e com sincretismo na Umbanda, para que nós que tanto falamos nas festas nos seus nomes, possamos saber um pouquinho do que praticamos e de onde surgiram seus nomes e porque usamos em nossa umbanda.

COSME=    SIGNIFICA     [O ENFEITADO]

DAMIÃO=   SIGNIFICA     [O POPULAR]

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MOISÉS BÍBLICO

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

EGUNS, QUIUMBAS E ANIMISMO.

Vamos tratar aqui, simplesmente dos três assuntos acima, mas somente para elucidar algumas questões para nós sacerdotes da Umbanda. Não queremos modificar nada, só esclarecer. O que é um EGUN: Nós umb

bottom of page