top of page

Orixas que Rege o Ano de 2013

O ano de 2013 na umbanda será regido pelos orixás: “OBALUAÊ e NANÔ

OBALUAÊ: elemento terra tem o poder sobre as enfermidades, podendo cria-las ou curá-las, também é conhecido pelo nome OMULU (forma velha). Enquanto o elemento de Omulu é a terra, Nanã representa água e terra (pântanos).

Saudação: Atotô        Cor: Branco e Preto         Oferenda: Pipocas estouradas na areia ou azeite virgem, Bebida: Água         Dia da Semana: Segunda-feira

OBALUAÊ é o Orixá que representa a passagem da vida para a morte. Contudo, isso não indica algo negativo, mas sim que um período de mudanças e transformações – que podem ser positivas ou negativas. Outro aspecto importante de OBALUAÊ é o materialismo, por isso, 2013 será ano favorável para aqueles que desejam ganhar dinheiro e melhorar sua vida profissional. Por outro lado, OBALUAÊ é um Orixá severo e insensível, podendo frustrar as nossas expectativas e esperanças.

NANÃ: elementos água e terra (pântanos) tem o poder sobre a transformação, a passagem (desencarne material), a morte.

Saudação: Saluba       Cor: roxo, lilás. Oferenda: Amalá de Feijão fradinho e preto, com cebolas. Bebida: Vinho Branco ou Champanhe branca       Dia da Semana: terça feira

É muito comum tanto na Umbanda como no Candomblé as pessoas terem receio desses Orixás, pois eles tem ligação direta com a vida e a morte, mas não devemos tem~e-los e sim respeitá-los ao cultua-los.

Em 2013 teremos um planeta regente pouco conhecido, porém muito estudado. O planeta será Saturno, como consequência o Orixá que rege o ano de 2013 é o Orixá Obaluaê.

Saturno representa tudo aquilo que diz respeito a nossa responsabilidade e obrigações, e assim é com o Orixá Obaluaê, orixá da transformação regente da linha dos pretos velos e das almas santas.

Pelo fato de iniciarmos o ano de 2013 em uma terça feira, alguns dizem que será um ano de ogum, mas realmente ogum só dará radiações para as transformações que ocorreram ao longo do ano.

OGUM: elemento fogo tem poder sobre o ferro e fogo, guardião dos caminhos;

       Saudação: Ogun-nhê, Patacuri Ogum;       Cor: vermelha, azul Royal (escuro)       Oferenda: Cará cortado ao meio, regado de um lado com mel e do outro com dendê, cará inteiro enfeitado com Mariôs,     feijoada, Bebida: cerveja branca.       Dia da Semana: TERÇA-FEIRA.

*******************************************************

ODU DO ANO DE 2013 é: somando 01/01/2013 = 8

8. EJI-ONILE Odu regido por Oxaguiã.

Se for somar somente o 2013 o ODU será:

6. OBARÁ regido por Xangô e Oxóssi e iansã.

Por Sacerdote Nelson e Sacerdote Rogério d”Sangô

237 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SACERDOTE UMBANDISTA: INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO

SOMOS DA OPINIÃO DE QUE a religião o encontro onde se estabelece a possibilidade de um diálogo constante entre a realidade humana concreta e uma realidade transcendente,isto é, que vai muito além das

MOISÉS BÍBLICO

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

bottom of page