• FUCESP

O CONCEITO DA PALAVRA MACUMBA

Vamos dar o conceito desta palavra, que sempre falamos erroneamente, pois soa estranho colocarmos o nome de um culto importante para  eles, baseado em um instrumento musical apenas. Seria: (algo como um reco-reco, digamos assim). Conversei por e-mail com um grande estudioso sobre as religiões Afro, Wanderson Cruz, referente ao vídeo que foi feito em nossa Federação, pela TV, Carta Capital, em que uma umbandista informou o que seria macumba, já que somos macumbeiros aos olhos de quase todas as pessoas. A maioria responde quando perguntado sobre Macumba, que é uma árvore, cuja casca, faz-se um instrumento musical, esta árvore chamada Macumba. E a explicação resumida pelo Wanderson, segue abaixo.

Na língua BANTU, surge a termo MAKIUMBA, (Kiumba= alma penada) e (MA= sufixo que dá o plural). Portanto, MAKIUMBA: são almas penadas.

Isso devido os Yorubás que consideravam o Bantu “inferior” e que praticavam feitiçarias.

Os Yorubás cultuavam os Orixás, expulsavam eguns para trabalharem espiritualmente.

Os Bantus manifestavam espíritos (almas de pessoas mortas).

Então “Macumba” era como nominavam o culto onde manifestavam espíritos , não se tratando apenas de um instrumento.

Isso falando em linhas gerais e bem por cima, o autor elucida a questão com fontes e bases utilizando o Dicionário da língua Kicongo. É um bom autor que esta elucidando muitas questões. Espero que voltem um pouco de atenção para as  colocações de Padrinho Juruá, do Templo Estrela Azul , no livro Umbanda vol. II, no que estão muito ricas em conteúdo.

                                                                   Sacerdote Pai Salun

                                                         F.U.C.E.S.P

                                                                  Entidade Religiosa e de Ensino em todo Estado

93 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

Vamos tratar aqui, simplesmente dos três assuntos acima, mas somente para elucidar algumas questões para nós sacerdotes da Umbanda. Não queremos modificar nada, só esclarecer. O que é um EGUN: Nós umb