Linha de Oxum

Esta linha é uma sub-linha de Iemanjá, que representa o povo da água doce, das cachoeiras. As entidades ligadas a Oxum, são na maioria femininas, salvo os caboclos das Cachoeiras que são uma ligação de Xângo com Oxum. A incoporação das Caboclas de Oxum geralmente são suaves e costumam rodar, a incorporação acontece primeiro ou quase simultâneo no coração (interno). Trabalham mais para ajuda de doenças psíquicas, como: depressão, desanimo entre outras. Dão bastante passe tanto de dispersão quanto de energização. Aconselham muito, tendem a dar consultas que façam pensar; Seus passes quase sempre são de alívio emocional. Algumas Caboclas de Oxum: Iracema, Imaiá Jaceguaia, Juruema, Juruena, Jupira, Jandaia, Araguaia, Estrela da Manhã, Tunué, Mirini, Suê, Lua.

Alguns Caboclos de Oxum: Sete-Cachoeiras, Três-Cachoeiras, Cachoeira, Cobra D´agua, Sete-Luas, Quatro-Luas, Meia-Lua, Sete-Estrelas, Sete-Montanhas.

Pretos e Pretas-Velhas de Oxum,São mais lentos na forma de incorporar e até falar. Passam para o médium uma serenidade inconfundível. Não são tão diretos para falar, enfeitam o máximo a conversa para que uma verdade dolorosa possa ser escutada de forma mais amena, pois a finalidade não é “chocar” e sim, fazer com que a pessoa reflita sobre o assunto que está sendo falado. São especialistas em reflexão, nunca se sai de uma consulta de um Preto-velho de Oxum sem um minuto que seja de pensamento interior. As vezes é comum sair até mais confuso do que quando entrou, mais é necessário para a evolução daquela pessoa. Normalmente os Pretos-Velhos e cosminhos desta linha usam o nome composto com cachoeira como por exemplo: Pai Felipe Cachoeira, Pai João da Cachoeira, Aninha da Cachoeira.

1.370 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

Vamos tratar aqui, simplesmente dos três assuntos acima, mas somente para elucidar algumas questões para nós sacerdotes da Umbanda. Não queremos modificar nada, só esclarecer. O que é um EGUN: Nós umb