top of page

DEITADA PARA OXÓSSI E OBÁ

Deitada para Oxóssi e Obá

“Orientações”

Referente as perguntas enviadas quero deixar claro que são para Umbanda e sacerdotes que se formam conosco, nada é feito para modificar e sim agrupar, o que buscam em sites são para Candomblé e o que escrevem são coisas que eles usam, e nós usamos sem misturar, só na raiz da Umbanda. Todos no devido tempo estão certos.

Oba, como expliquei em aula, é o pólo negativo de Oxossi, pois ele faz tudo com


vibração e ela vem para equilibrar, não foi mulher de Oxossi e sim de Xangô, e diz uma lenda, para conquistar ele, ela fez uma comida e cortou a própria orelha e colocou dentro, e ele ao saber expulsou-a de seus domínios, onde foi acolhida por Oxossi e passou dividir as obrigações, não era sua esposa. Por ela ter sido esposa de Xangô, nós usamos aqui em nossa Federação a vela marrom que para nós representa a terra, que ela cuida e o domínio para Xangô, por isto para equilibrar mais, usamos também a marrom que representa as duas energias, a cor deste Orixá e a terra. Ela entra na energia de Oxossi para fazer ele equilibrar-se, para ele que é um sábio em matéria das matas e caça e para não exterminar total tudo em sua passagem entra Oba que é a concentração, com esta, ela faz este equilíbrio e tudo se coloca em devido lugar. Por isto ela domina  rios, matas, terras, ilhas e penínsulas, com isto usamos a cor de vela  laranja ou coral que representará tudo descrito acima, muitos usam várias cores para esta Orixá, mas nós como somos exclusivo de Umbanda, optamos por esta cor e símbolos, por achar que mais nos representa na Umbanda, pelas energias que nos mostra.Aqui usamos para Oxossi a vela verde, outros usam esta e outras cores:laranja para Oba, marrom para Xangô ou para representar a terra, usam vários tipos de comida para a Orixá Oba, nós optamos por usar o quibebe, por ser uma comida provinda da terra, cor laranja e por dentro de sua casca, conter muitas energias fortes, ou seja  a abóbora cozida representa união, usamos água de coco, pela mesma  energia, vem das matas e representa Oxossi, água que fortalece. Usamos a cerveja clara, que também vem da terra, com a cevada e jogando na cabeça ou tomando um pouco fará a energia ser distribuída  totalmente no corpo do sacerdote ou médium, simbolicamente a cevada fornece energia para pular os galhos da vida e cruzar as matas da vida.O vinho para nós  representa a uva, plantada na terra, que é para Oba e Oxossi fortalecer as energias durante as longas jornadas e batalhas, isto tudo é simbólico, mas refletindo bem servirá para nossa vida diária, claro na medida certa.

Dito isto, não queremos ser o único verdadeiro, mas simplesmente usamos o que nos enviam e pesquisando mentalmente, tudo que é nos enviado, e verificando sobre o que está contido aqui e pesquisando notamos que forma uma coerência forte e equilibrada, depois usamos e notamos que forma uma energia muito vibrante nas pessoas, portanto esta é nossa maneira de ver estas  deitadas serem realizadas, pesquisa espiritual bem antes e tentar comprovar, e esperamos que para nós estejamos corretos. Mas deixo sempre claro aos nossos alunos, não queremos mudar nada e nem fazer que aceitem o que passamos cada um tem que procurar equilibrar o que faz e o que aprende, dosando a sua maneira de entender, mas sempre questionando e procurando saber o o que é passado para as pessoas. Mas não esquecer jamais, tem que mostrar e provar sua Credibilidade.

PAI SALUN

Fevereiro de 2015

269 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

SACERDOTE UMBANDISTA: INSTRUMENTO DE MEDIAÇÃO

SOMOS DA OPINIÃO DE QUE a religião o encontro onde se estabelece a possibilidade de um diálogo constante entre a realidade humana concreta e uma realidade transcendente,isto é, que vai muito além das

MOISÉS BÍBLICO

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

bottom of page