top of page

CORPO, ALMA E ESPIRITO

O homem é um ser tricótomo!

O conceito da tricotomia crê que o homem é uma triunidade composta e inseparável: corpo, alma e espírito. Só a morte física é capaz de separar as partes: o corpo de sua parte imaterial.

O corpo => A matéria

É a parte inferior do homem, a composição física do pó da terra, ou barro como é visto em algumas interpretações. Curiosamente, a composição orgânica dos seres vivos segue a seguinte receita:72% de água, 14% de Carbono, 9% de Hidrogênio, 5% de Nitrogênio e 3,5% distribuídos em pelo menos 15 elementos como cálcio, potássio, enxofre, sódio, iodo, cloro, zinco, etc..E essa é a mesma composição orgânica da terra! Ou seja, a ciência confirma que a terra que produz alimentos é a mesma do ser humano!

Pela ótica médica científica o corpo possui milhões de unidade de energia contida em seus átomos. Enquanto vivo o ser humano deve “aproveitar bem essa energia”.

A alma => O princípio da vida

É preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. A alma precisa do corpo para expressar sua vida funcional e racional. A alma é identificada no hebraico do Velho Testamento por nephesh e no grego do Novo Testamento por psiquê. Esses termos indicam a vida física e racional do homem. De modo geral, em relação ao homem, a alma é aquele princípio inteligente que anima o corpo e usa os órgãos e seus sentidos físicos como agentes na exploração das coisas materiais, para expressar-se e comunicar-se com o mundo exterior. Nephesh dá o sentido literal de “respiração da vida”.

A alma é considerada a Sede das Emoções, trabalhando no campo da mente humana ao trazer sensações emotivas, prazer, alegria tristeza e etc.

A alma já é inserida em um ser pré-existente (o homem), quando Deus soprou o corpo espiritual, ou espírito, no homem.

Na morte há a separação do corpo e da alma, sendo que o corpo sem alma está morto. A alma que Deus insuflou no homem, portanto, é vital.

O espírito => A imortalidade

No hebraico é ruah e no grego, pneuma. O espírito do homem não é simples sopro ou fôlego, é vida imortal. O espírito é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem. Certo teólogo cristão escreveu que “corpo, alma e espírito não são outra coisa que a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de Deus”.

Nenhum ser vivo, além do homem, possui o espírito.

Pelo espírito o homem ganhou a alma eterna.

O espírito procura reger o homem segundo o conceito Divino.

v  Há corpo sem alma e/ou espírito?

v  Há espírito sem alma?  

Há alma sem espírito?

391 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

MOISÉS BÍBLICO

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

EGUNS, QUIUMBAS E ANIMISMO.

Vamos tratar aqui, simplesmente dos três assuntos acima, mas somente para elucidar algumas questões para nós sacerdotes da Umbanda. Não queremos modificar nada, só esclarecer. O que é um EGUN: Nós umb

bottom of page