CORPO, ALMA E ESPIRITO

O homem é um ser tricótomo!

O conceito da tricotomia crê que o homem é uma triunidade composta e inseparável: corpo, alma e espírito. Só a morte física é capaz de separar as partes: o corpo de sua parte imaterial.

O corpo => A matéria

É a parte inferior do homem, a composição física do pó da terra, ou barro como é visto em algumas interpretações. Curiosamente, a composição orgânica dos seres vivos segue a seguinte receita:72% de água, 14% de Carbono, 9% de Hidrogênio, 5% de Nitrogênio e 3,5% distribuídos em pelo menos 15 elementos como cálcio, potássio, enxofre, sódio, iodo, cloro, zinco, etc..E essa é a mesma composição orgânica da terra! Ou seja, a ciência confirma que a terra que produz alimentos é a mesma do ser humano!

Pela ótica médica científica o corpo possui milhões de unidade de energia contida em seus átomos. Enquanto vivo o ser humano deve “aproveitar bem essa energia”.

A alma => O princípio da vida

É preciso saber que o corpo sem a alma é inerte. A alma precisa do corpo para expressar sua vida funcional e racional. A alma é identificada no hebraico do Velho Testamento por nephesh e no grego do Novo Testamento por psiquê. Esses termos indicam a vida física e racional do homem. De modo geral, em relação ao homem, a alma é aquele princípio inteligente que anima o corpo e usa os órgãos e seus sentidos físicos como agentes na exploração das coisas materiais, para expressar-se e comunicar-se com o mundo exterior. Nephesh dá o sentido literal de “respiração da vida”.

A alma é considerada a Sede das Emoções, trabalhando no campo da mente humana ao trazer sensações emotivas, prazer, alegria tristeza e etc.

A alma já é inserida em um ser pré-existente (o homem), quando Deus soprou o corpo espiritual, ou espírito, no homem.

Na morte há a separação do corpo e da alma, sendo que o corpo sem alma está morto. A alma que Deus insuflou no homem, portanto, é vital.

O espírito => A imortalidade

No hebraico é ruah e no grego, pneuma. O espírito do homem não é simples sopro ou fôlego, é vida imortal. O espírito é o princípio ativo de nossa vida espiritual, religiosa e imortal. É o elemento de comunicação entre Deus e o homem. Certo teólogo cristão escreveu que “corpo, alma e espírito não são outra coisa que a base real dos três elementos do homem: consciência do mundo externo, consciência própria e consciência de Deus”.

Nenhum ser vivo, além do homem, possui o espírito.

Pelo espírito o homem ganhou a alma eterna.

O espírito procura reger o homem segundo o conceito Divino.

v  Há corpo sem alma e/ou espírito?

v  Há espírito sem alma?  

Há alma sem espírito?

255 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

Vamos tratar aqui, simplesmente dos três assuntos acima, mas somente para elucidar algumas questões para nós sacerdotes da Umbanda. Não queremos modificar nada, só esclarecer. O que é um EGUN: Nós umb