Por Quê Erês?

A PALAVRA ÊRE, VEM DO YORUBA [IRÉ], QUE SIGNIFICA “brincadeira, Divertimento”, DAÍ A EXPRESSÃO [SIRÉ], SIGNIFICA “FAZER BRINCADEIRA”.

O ÊRE [não confundir com criança], QUE EM YORUBÁ CRIANÇA CHAMA-SE OMODÉ.

ÊRE APARECE SEMPRE LOGO APÓS O TRANSE, O CERTO, O ÊRE É O INTERMEDIARIO ENTRE O INICIADO E O ORIXÁ, DURANTE OS RITUAIS YORUBÁS DE INICIAÇÃO OU DESENVOLVIMENTO.


É MUITO IMPORTANTE, POIS ELE MUITAS VESES TRARÁ MENSAGENS DO ORIXÁ RECÉM INICIADO, OU SEJA, AQUELE QUE VOCÊ ACABA DE TRAZER OU INCORPORAR.

PARA VOCÊ ELE É O INICIADO.

O COMPORTAMENTO DE NOSSOS [MÉDIUNS], QUANDO ESTAMOS COM ÊRES É INFLUÊNCIADO POR ASPECTOS DE NOSSA PERSONALIDADE.

EM YORUBÁ O ÊRE CONHECE TODOS OS PRINCÍPIOS DO YAWÔ [FILHO], TAMBÉM CHAMADO DE OMON-TU, OU CRIANÇA NOVA.

ISTO SÃO RITUAIS AFRICANOS, E COLOCO AQUI, APENAS COMO CURIOSIDADE, POIS NINGUÉM SE PREOCUPA PORQUE AS CRIANÇAS QUE VEM NOS TERREIROS E  CHAMAMOS DE ÊRES.

OU SEJA, AS CRIANÇAS QUE INCORPORAMOS NÃO SÃO ÊRES E SIM QUEM VEM BRINCAR, COMO ESCREVI ACIMA SÃO OS OMODÉ, QUE SÃO AS CRIANÇAS.

PAI SALUN

10/2013

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

Vamos tratar aqui, simplesmente dos três assuntos acima, mas somente para elucidar algumas questões para nós sacerdotes da Umbanda. Não queremos modificar nada, só esclarecer. O que é um EGUN: Nós umb