No sincretismo religioso, Cosme e Damião, são os Orixás Ibeji ou seja, filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Na umbanda esta relação representada por Cosme e Damião, junto aos dois santos católicos, aparece uma criança vestida como eles.
Esta criança é chamada de Doum ou Idowu, que personifica as crianças com idade de até 7 anos, sendo ele o protetor de crianças até esta faixa etária. Idowu é de origem Africana.
Cosme e Damião, são Árabes nascidos no século terceiro [III] foram estudar medicina na Síria e depois de formados partiram para Egéia, onde praticaram a profissão, o objetivo principal era curar as pessoas pagãs e depois convertê-las para a fé cristã.
Viveram muitos anos como médicos e missionários na Ásia Menor, não cobravam pelos seus serviços médicos e por isto eram chamados de Anárgiros ou seja, “Aqueles que não são comprados pelo dinheiro“ . Sempre recusaram-se a adorar os deuses pagãos. Foram torturados, mesmo assim diziam só adorar um Deus único, criador do Céu e da Terra. Em 303 o imperador decretou que fossem decapitados na Egéia.
Seus restos mortais foram transportados para a cidade de Cira que fica na Síria e depositados em uma igreja a eles consagrada. No século VI uma parte das relíquias foram levadas para Roma na igreja que adotouseus nomes outra parte esta na igreja de São Miguel em Munique na Baviera.
Este pequeno resumo da história destes santos católicos, e com sincretismo na Umbanda, para que nós que tanto falamos nas festas nos seus nomes, possamos saber um pouquinho do que praticamos e de onde surgiram seus nomes e porque usamos em nossa umbanda.
COSME= SIGNIFICA [O ENFEITADO]
DAMIÃO= SIGNIFICA [O POPULAR]
コメント