Amala, é um ritual que nós umbandistas oferecemos para que um Orixá possa fazer seus trabalhos, para uma determinada causa ou pessoa. O importante ao entregar o Amala, é ver se as comidas oferecidas correspondem ao que o Orixá quer, não adianta fazer por fazer, sem uma direção correta, sem conhecimento do que precisa para o trabalho e o Orixá. Precisamos entender que o Amala, é muito importante para que as realizações sejam eficazes, mas não precisa ser em quantidade exageradas, mas sim ser preparado com :
CARINHO – AMOR e FÉ
Porque ao fazer e na entrega do Amala , nos entramos em sintonia com aquele Orixá que estamos solicitando ajuda.
Devemos saber que Amala não é uma oferenda que geralmente fazemos nas matas ou em outros locais.
Amala é feito somente para realizações de trabalhos , claro pessoas podem achar que não, mas é a realidade de quem trabalha com religião afro.
Os Amalas mais solicitados são:
Para Oxalá …… para Ogum …… para Oxóssi, e depois vem outros.
Mas vamos mostrar alguns que são pouco solicitados, claro temos casas que trabalham muito com estas falanges, pois não são ORIXÁS e fazem Amala para estas também e com resultado excelentes.
PARA BOIADEIROS :
Usar 7 velas amarelas, ou da cor solicitada, ou da que você é acostumado.
COMIDA: virado de feijão preto, batata assada, rapadura, cocada ,arroz tropeiro,
BEBIDA : Batida de coco
FLORES : usar flores do campo
Colocar em uma gamela ou alguidar, e caprichar na arrumação, sempre colocar em cima de folhas de bananeira ou mamonas. fazer uma mesa bem bonita, para atrair as energias positivas.
PARA OS CIGANOS:
Usar 7 velas de cera incolor ou dourada.
COMIDAS: batatas assadas pequenas sem casca, cobertas com canela e mel, maça, pêssego, uvas.
BEBIDAS:
Vinho tinto e cigarros para os ciganos…e vinho branco e cigarrilhas para ciganas.
FLORES:
USAR Cravos, rosas, palma, cravo, sempre cor vermelha
Ao usar alguidar, fazer com panos coloridos a mesa , e envoltos com as flores atrairá muita energia para o seu pedido.
MARINHEIROS:
Não se coloca velas { claro , se você quiser use-as ] mas os ciganos em Amala , não solicitam velas, consultando uma vez, foi explicado que imagina-se, estar em navio não usa o fogo, para evitar problemas, claro é simbólico, mas devemos respeitar se acreditamos no lado espiritual.
COMIDAS: arroz branco, peixe de agua salgada, batata com mel em cima, pedaços de coco. Tudo colocado em alguidar branco.
BEBIDA:
Pinga ou Conhaque e cigarros
FLORES:
Cravo branco
LOCAL PARA ENTREGAR:
Arrumar tudo bem feito, colocar em cima de folhas de bananeira , e o alguidar fazer bem feito. E sempre na praia a entrega.
Estas são algumas formas de Amala, claro pode ser feito de outras maneiras, mas não precisa ser grandiosas, exageradas, pois o Orixá ou falangeiro enviado , irá sempre verificar sua vontade ao executar, sua fé, para que a energia encontre-o e volte para você ou seu consulente
Não queremos aqui, mostrar que nossa maneira de fazer é única e a certa, mas para você sacerdote, pode ter certeza a 42 anos praticando e sabendo dos resultados, pois no momento de fazer e entregar o que vale mesmo é nosso equilíbrio, e nossa credibilidade ,não aos Orixás e sim aos que nos procuram, e ao sabermos dos resultado, podemos ter certeza que estamos agindo corretamente, e é isto que vale na Umbanda e no Candomblé, mostrarmos que respeitamos nossa cultura Afro. Portanto se sua maneira for diferente ou mais formosa, não importa, o que vale e fazermos com FÉ.
Sacerdote Pai Salun
Julho de 2015
コメント