O Amalá


Amala, é  um ritual que nós umbandistas oferecemos  para que um Orixá possa fazer  seus trabalhos, para uma determinada causa ou pessoa. O importante ao entregar o Amala, é ver  se as comidas oferecidas correspondem ao que o Orixá quer, não adianta fazer por fazer, sem uma direção correta, sem conhecimento do que precisa para o trabalho e o Orixá. Precisamos entender que  o Amala,  é muito importante para que as realizações  sejam eficazes, mas não precisa ser em quantidade exageradas, mas sim ser preparado com :


     CARINHO   –    AMOR   e  FÉ

Porque ao fazer e na entrega do Amala , nos entramos em sintonia com aquele Orixá que estamos solicitando ajuda.

Devemos  saber que Amala não é uma oferenda que geralmente fazemos nas matas ou em outros locais.

Amala  é feito somente para realizações de trabalhos , claro pessoas podem achar que não, mas é a realidade de quem trabalha com religião afro.

Os  Amalas mais solicitados  são:

Para   Oxalá  ……   para Ogum …… para Oxóssi, e depois vem outros.

Mas vamos mostrar alguns que são pouco solicitados, claro temos casas que trabalham muito com estas falanges, pois não são ORIXÁS   e fazem Amala para estas  também e com resultado  excelentes.

PARA   BOIADEIROS :

Usar  7  velas amarelas, ou da cor solicitada, ou da que você é  acostumado.

COMIDA:  virado de feijão preto, batata assada, rapadura, cocada ,arroz  tropeiro,

BEBIDA :  Batida de coco

FLORES :   usar  flores do campo

Colocar em uma gamela  ou alguidar, e caprichar na arrumação, sempre colocar em cima de  folhas de bananeira ou mamonas. fazer  uma mesa bem bonita, para atrair as energias positivas.

PARA OS CIGANOS:

Usar  7  velas  de cera  incolor  ou dourada.

COMIDAS: batatas assadas pequenas sem casca, cobertas com canela e mel, maça, pêssego,  uvas.

BEBIDAS:

Vinho tinto e cigarros para os ciganos…e vinho branco e cigarrilhas para ciganas.

FLORES:

USAR  Cravos, rosas, palma, cravo, sempre cor vermelha

Ao usar alguidar, fazer com panos coloridos a mesa , e envoltos com as flores atrairá muita  energia para o seu pedido.

MARINHEIROS:

Não se coloca  velas {  claro , se você quiser use-as ] mas os ciganos em Amala , não solicitam velas, consultando uma vez, foi explicado que imagina-se, estar em navio não usa o fogo, para evitar problemas, claro é simbólico, mas devemos respeitar se acreditamos no lado espiritual.

COMIDAS:  arroz   branco, peixe  de  agua salgada, batata com mel em cima, pedaços de coco. Tudo colocado em alguidar branco.

BEBIDA:

Pinga ou Conhaque   e cigarros

FLORES:

Cravo  branco

LOCAL PARA ENTREGAR:

Arrumar  tudo bem feito, colocar em cima de folhas de bananeira , e o alguidar fazer bem feito. E sempre na praia a entrega.

Estas são algumas formas de  Amala, claro pode ser feito de outras maneiras, mas não precisa ser grandiosas,  exageradas, pois o Orixá ou falangeiro  enviado , irá sempre verificar  sua vontade ao executar, sua fé,  para que a  energia encontre-o  e volte para você ou seu consulente

Não queremos aqui, mostrar que nossa maneira de fazer é única e a certa, mas para você sacerdote, pode ter certeza a 42 anos praticando e sabendo dos resultados, pois no momento de fazer e entregar o que vale mesmo é nosso equilíbrio, e nossa credibilidade ,não aos Orixás e sim aos que nos procuram, e ao sabermos dos resultado, podemos ter certeza que estamos agindo corretamente, e é isto que vale na Umbanda e no Candomblé, mostrarmos que respeitamos nossa cultura Afro. Portanto se sua maneira for diferente ou mais  formosa, não importa, o que vale e fazermos com FÉ.


    Sacerdote Pai Salun

    Julho de 2015

140 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Federação de Umbanda e Candomblé do Estado de São Paulo f.U.C.E.S.P.  = 65 anos “  MOISÉS  BÍBLICO  “ O fato é que, algumas  de suas estátuas, pelo mundo afora tinham  chifres, algumas aInda existem,

Vamos tratar aqui, simplesmente dos três assuntos acima, mas somente para elucidar algumas questões para nós sacerdotes da Umbanda. Não queremos modificar nada, só esclarecer. O que é um EGUN: Nós umb