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CURSO DE TEOLOGIA NA UMBANDA

CURSO DE TEOLOGIA NA UMBANDA - CLIQUE AQUI!

Curso de Teologia na Umbanda   Apresentação do Curso A origem do termo teologia nos remete a Grécia Antiga com Platão, mas o conceito já existia nos pré-socráticos. Platão o aplica aos mitos interpretando-os à luz crítica da filosofia considerando seu valor para a...

CURSO DE SACERDOTE

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  Oferecemos diploma, carteirinha de sacerdote, 12 deitadas para os Orixás, apostilas, rituais - duração de 18 meses;   Você terá tudo que um sacerdote precisa saber dentro da umbanda de raiz para montar seu terreiro, terá aulas práticas, como consagrar atabaques, como consagrar...

5a. CAMINHADA DE OGUM, ABRIL DE 2017

Novidades

15 principais orixás cultuados no candomblé

06/06/2014 00:10
A ideia de "orixás" se vincula intensamente com a questão da memória e do arquétipo. Não existem compromissos de ordem moral que regulem as relações do fiel com a sociedade em que ele vive. A afirmação é do pesquisador Ronaldo Prandi (USP), e aponta que no candomblé, não interessa intensamente o que o fiel faça fora do terreiro, importa muito mais o que ele faz dentro. E para enfrentar as situações de conflito, o filho de santo vai contar com a força e proteção de uma divindade. "Em princípio, um orixá é um antepassado da família, que às vezes se apondera da pessoa, então ela cai no santo, com se diz, sem fingir, numa possessão verdadeira", afirmava Pierre Verger, depois de viver por mais de 17 anos na África. A divindade é uma espécie de arquétipo, um modelo ideal do comportamento do fiel. Quando ocorre o momento da posse, do transe, revela-se o que está no inconsciente, passando a exprimir a verdadeira personalidade desse filho de santo. "Eu nunca fiquei em transe,...

OBARA, ODU DA RIQUEZA.

05/06/2014 23:25
OBARA. O MAIS RICO DOS ODUS- RIQUEZA- FELICIDADE- SAUDE LENDA DE OBARÁ Dizem que no principio do mundo, 15 dos 16 odus seguiram todos à casa do Oluwo, afim de procurar os meios que os fizessem mudar de sorte, mas nenhum deles fez o que foi determinado pelo Oluwo. Obará um dos dezesseis odus existentes,não se encontrava no grupo na ocasião em que os demais foram consultar o oluô, pois os 15 odus nunca convidavam obara, por ser ele muito pobre. Sendo ele, porém, sabedor do ocorrido, apressou-se em fazer o que o oluô determinara. É que os demais odús não fizeram por simples capricho da sorte. Obará com afinco fez o máximo que pode para conseguir seu desejo, dada a sua condição precária (de pobreza). Como era de costume, os 15 odús de cinco em cinco dias iam à casa de Olofin. Pois, então, foram a casa de olofim, jogaram até altas horas do dia, mas não tiveram respostas para as perguntas que fizeram para Olofin e todos eles se retiraram sem ter sido satisfeitas suas...

Santo Antônio sincretizado com Exú é o primeiro orixá homenageado em Junho

26/05/2014 15:21
Santo Antônio é o santo católico sincretizado nos cultos afro-brasileiros com o orixá Exú, comemorado no dia 13 de junho que é um excelente dia para simpatias de amor. No Brasil, Santo Antônio é reverenciado comosanto casamenteiro, e essa e outras associações ajudaram a sincretizá-lo com Exúque é um orixá africano, também conhecido como: Exu, Esu, Eshu, Bara, Ibarabo, Legbá, Elegbara, etc. Exú é o orixá encarregado de ligar o mundo dos espíritos  ao mundo material, encarregado de proteger as fronteiras, as casas, templos, cidades. Exú também é responsável pelas ligações amorosas, o que faz do dia 13 de junho uma data especial para trabalhos espirituais ligados aoamor. Durante as festas juninas, enquanto os santos católicos são festejados pelas cidades de todo o Brasil; nos terreiros de umbanda e candomblé as festas são em homenagem...

Pretos Velhos

29/04/2014 10:52
Pretos-Velhos, entidades de Umbanda. Pretos velhos ou Pretos-velhos são entidades de umbanda, espíritos que se apresentam em corpo fluídico de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos que morreram no tronco ou develhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro. São divindades purificadas de antigos escravos africanos. Sábios, ternos e pacientes, dão o amor, a fé e a esperança aos "seus filhos".   O preto velho, na umbanda, está associado aos ancestrais africanos, assim como o caboclo está associado aos índios e o baiano aos imigrantes nordestinos.   São entidades que tiveram, pela sua idade avançada, o poder e o segredo de viver longamente através da sua sabedoria, apesar da rudeza do cativeiro demonstram fé para suportar as amarguras da vida, consequentemente são espíritos guias de elevada sabedoria geralmente ligados à Confraria da Estrela...

Zé Pelintra

09/04/2014 12:08
É uma entidade que começou aparecendo no culto a Jurema ou Catimbó na região Nordeste do país onde estes espíritos eram chamados de Mestres. Por ter esta característica, Zé Pelintra não aparece em uma gira específica na Umbanda, podendo se apresentar na linha de Exus Baianos e, em alguns casos, dos Pretos Velhos. Os espíritos dessa falange são desencarnados há muitas décadas que passaram a desempenhar trabalhos de caridade para o progresso humano. Com o passar do tempo, Zé Pelintra passou a ser considerado chefe de falange de malandros por ser boêmio e brincalhão. Apesar dessa característica, ele trabalha com seriedade abrindo caminhos, resolvendo problemas financeiros, tendo sempre uma palavra amiga, uma ajuda na caridade. Essa falange se apresenta nas vestes: terno branco, gravata vermelha, cravo na lapela, chapéu panamá, com fita vermelha. Zé Pelintra é uma das entidades mais ecléticas da Umbanda; para alguns é considerado um Exu, embora não seja. Tal comparativo acontece...

2a. CAMINHADA PARA OGUM

08/04/2014 15:29

ASPECTOS BÁSICOS DA DOUTRINA DA UMBANDA

08/04/2014 15:05
1°.   Temos uma visão de vários tipos de rituais. Isto porque o sincretismo deturpa a verdadeira Umbanda, em sua doutrina, isto a temos para adaptarmos a necessidade do povo que nos procuram.   2°.   EM QUE A UMBANDA ACREDITA:         Como princípio, acreditamos que nossa Umbanda acredita em:   ·        EM DEUS;   ·        NO AMOR;   ·        NO ESPIRITO;   ·        NA EVOLUÇÃO;   ·        NA NATUREZA.     ·        PORQUE EM DEUS? Porque Ele é o princípio e o fim, único e tudo.   ·        NO AMOR: É à força da união e o meio para atingirmos o objetivo universal. Não podemos imaginar a Umbanda sem Amor, pois ele é o meio de nosso...

OS SETE TRONOS DA UMBANDA

08/04/2014 14:58
 1°.   TRONO DA FÉ: [REGE A RELIGIOSIDADE] É regido por Oxalá, que é o trono masculino e Oyá o feminino, Oxalá, quando irradia de seu trono para os seres, o faz com muita energia, e aí temos Oyá, que equilibra este trono, para que as energias sejam mais equilibradas, sem exagero, para quem as recebe com isto a fé fica, mais concentrada, causando mais e maior religiosidade nas pessoas.    2°.   TRONO DO AMOR: [REGE AS UNIÃO]        É com Oxumaré, trono cósmico, ele irradia-se por toda parte, passando por Oxum, que é o trono feminino, como Oyá ela equilibra a união dos seres, para que esta irradiação seja densa, mas equilibrada, para não causar problemas com as pessoas.   3°.   TRONO DO CONHECIMENTO: [REGE A SABEDORIA]        É regido por Oxossi, que é mais versátil que os outros, com seu modo de agir, mostra a sabedoria, para quem tem desejo do saber, e o feminino é Oba, ela...

PORQUE FALAMOS "ESQUERDA" NA UMBANDA...

13/03/2014 12:44
por: Carla Mattos   PREFÁCIO          Para falarmos de "exus e pombogiras", seus dogmas e definições no Brasil, precisamos voltar no tempo, em uma época (não muito diferente de hoje em dia), onde o culto aos orixás e eguns era visto como bruxaria, satanismo e punida pela Santa Igreja Católica. Muito foi deturpado, modificado, transformado pelo preconceito secular, nada que assuste Exu, afinal, é elemento de transformação contínua, a boca do mundo que apenas faz questão de ser sempre lembrado em primeiro lugar, independente da forma. Mesmo sendo um trabalho voltado as definições da "palavra "esquerda" no rito de umbanda, é essencial adentrarmos um pouco no culto do Candomblé, para entendermos como foi reagrupado o panteão afro-brasileiro  em "direita" e "esquerda"... O Brasil tem uma larga tradição católica de devoção aos santos, com os quais os fiéis estabelecem relações de favor e de troca que presumem sempre uma certa intimidade com as coisas do...

PORQUE OXALÁ E OIÁ.

12/02/2014 12:07
OXALÁ   É O TRONO DO UNIVERSO, IRRADIA-SE RETO E CONTÍNUO, PROJETA-SE EM TODOS E EM TUDO, EM TODO O TEMPO, DURANTE A EXISTÊNCIA. SUA PROJEÇÃO É CONTÍNUA E ESTÁVEL. ELE É O SOL DA VIDA, ELE É A FÉ ABRASADORA, ELE É O PAI DO AMOR, FORTALECE O INTIMO DOS SERES E OS CONDUZ AO DIVINO CRIADOR. ELE É A FÉ EM DEUS E EM SEUS FILHOS.     OIÁ   É O TEMPO EM QUE TUDO SE REALIZA, É O GÉLIDO ONDE SE DESMAGNETIZA AS PESSOAS DESEQUILIBRADAS NAS COISAS, E COM A FÉ. ELÁ É O TEMPO POR ONDE OS SERES CAMINHAM BUSCANDO, O DIVINO CRIADOR, É RIGORASA COM SEUS FILHOS, AQUELES QUE SE ESQUECEM DE DEUS. ELA É O TEMPO CRONOLÓGICO, HABITA EM TUDO E EM TODOS, NO MEIO NO FIM E NA ORIGEM, ELA EQUILIBRA A FÉ EM DEUS, POR SEUS FILHOS.   PAI SALUN 09/02/2014

PAI ERON

23/01/2014 11:23
Muito agradecemos às inúmeras mensagens de pêsames em virtude do falecimento do Pai Eron. É reconfortante ter amigos como vocês neste momento e poder confirmar o quanto o nosso Pai Eron era querido por todos. Embora seja muito difícil suportar a dor de sua ausência, é reconfortante saber que temos o apoio dos amigos! O nosso muito obrigado por aqueles que por algúm motivo não puderam comparecer, e para aqueles que estavam presentes. Descanse em paz Pai ERON!

Oxóssi

07/01/2014 23:11
Oxossi na Umbanda Oxóssi na Umbanda é considerado patrono da linha dos caboclos, atuando para o bem-estar físico e espiritual dos seres humanos. Segundo esta religião, Oxóssi é figura representativa de uma das sete forças principais de Deus: a força da luta, do trabalho, da providência e da afirmação positiva. Assim, para a Umbanda, Oxóssi representa uma das sete forças primordias de Deus, pertencendo ao pólo positivo das energias espirituais, expandindo, irradiando e impelindo os seres para a construção vigorosa de seus destinos, bem como garantindo que os mais fragilizados encontrem doutrinação firme e amorosa, desenvolvendo seu saber religioso e sua fé. A figura de Oxóssi tem origem na mitologia africana, para a qual seria um antepassado africano divinizado, filho de Yemanjá, irmão de Omulu-Obaluayê e rei da cidade de Oyó, localizada na África sudanesa - de onde provêm os povos nagô (keto, ijexá e oyó) e mina-jeje. Também é considerado o caçador por excelência; o arqueiro de...

XANGÔ VAI SER O REGENTE DE 2014

20/12/2013 23:42
Xangô vai ser o regente de 2014   O ano de 2014 será regido por Xangô e Iansã. Se observarmos na astrologia Júpiter é o planeta regente do ano novo, que corresponde à Xangô. Primeiro de janeiro de 2014 cai numa quarta-feira de Lua Nova, dia consagrado aos mesmo Orixás para não ter dúvida que é o casal do dendê que vai reger o nosso próximo ano.   Tão poderosa quanto Xangô, Iansã é uma deusa que percorreu vários reinos em busca da sabedoria de outros orixás. Utilizando de sua ampla capacidade de despertar a paixão, aprendeu várias habilidades pertencentes a outras divindades. Só não conseguiu tal feito quando se deparou com Obaluaê, orixá que jamais se rendeu aos encantos de outro alguém. Irrequieta tal qual o marido, Iansã tem forte espírito guerreiro e já foi de grande serventia quando Oxalá precisava vencer uma batalha. Nessa ocasião, ele contava com a ajuda de Ogum, feitor de armas. Contudo, mesmo se...

POR QUÊ ERÊS?

10/10/2013 12:30
PORQUE ÊRES?   A PALAVRA ÊRE, VEM DO YORUBA [IRÉ], QUE SIGNIFICA “brincadeira, Divertimento”, DAÍ A EXPRESSÃO [SIRÉ], SIGNIFICA “FAZER BRINCADEIRA”. O ÊRE [não confundir com criança], QUE EM YORUBÁ CRIANÇA CHAMA-SE OMODÉ. ÊRE APARECE SEMPRE LOGO APÓS O TRANSE, O CERTO, O ÊRE É O INTERMEDIARIO ENTRE O INICIADO E O ORIXÁ, DURANTE OS RITUAIS YORUBÁS DE INICIAÇÃO OU DESENVOLVIMENTO. É MUITO IMPORTANTE, POIS ELE MUITAS VESES TRARÁ MENSAGENS DO ORIXÁ RECÉM INICIADO, OU SEJA, AQUELE QUE VOCÊ ACABA DE TRAZER OU INCORPORAR. PARA VOCÊ ELE É O INICIADO. O COMPORTAMENTO DE NOSSOS [MÉDIUNS], QUANDO ESTAMOS COM ÊRES É INFLUÊNCIADO POR ASPECTOS DE NOSSA PERSONALIDADE.  EM YORUBÁ O ÊRE CONHECE TODOS OS PRINCÍPIOS DO YAWÔ [FILHO], TAMBÉM CHAMADO DE OMON-TU, OU CRIANÇA NOVA. ISTO SÃO RITUAIS AFRICANOS, E COLOCO AQUI, APENAS COMO CURIOSIDADE, POIS NINGUÉM SE PREOCUPA PORQUE AS CRIANÇAS QUE VEM NOS TERREIROS E  CHAMAMOS DE ÊRES.  OU SEJA, AS CRIANÇAS QUE INCORPORAMOS NÃO SÃO ÊRES E...

AS CRIANÇAS - ERÊS - IBEJADAS

03/09/2013 12:39
AS CRIANÇAS - ERÊS - IBEJADAS   São a alegria que contagia a Umbanda. Descem nos terreiros simbolizando a pureza, a inocência e a singeleza. Seus trabalhos se resumem em brincadeiras e divertimentos. Podemos pedir-lhes ajuda para os nossos filhos, resolução de problemas, fazer confidências, mexericos, mas nunca para o mal, pois eles não atendem pedidos dessa natureza. São espíritos que já estiveram encarnados na terra e que optaram por continuar sua evolução espiritual através da prática de caridade, incorporando em médiuns nos terreiros de Umbanda. Em sua maioria, foram espíritos que desencarnaram com pouca idade (terrena), por isso trazem características de sua última encarnação, como o trejeito e a fala de criança, o gosto por brinquedos e doces.Assim como todos os servidores dos Orixás, elas também tem funções bem específicas, e a principal delas é a de mensageiro dos Orixás, sendo extremamente respeitados pelos caboclos e pelos pretos-velhos. É uma falange de...
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LOGUN EDÉ

LOGUN EDÉ

20/02/2015 15:12
Logun Edé DIA: Quinta-feira CORES: Azul-turquesa e Amarelo-ouro SÍMBOLOS: Balança, Ofá, Abebè e Cavalo-marinho ELEMENTOS: Terra (floresta) e Água (de rios e cachoeiras) DOMÍNIOS: Riqueza, Fartura e Beleza SAUDAÇÃO: Logun ô akofá!!! Logun Edé (lógunèdè) é o orixá da riqueza e da...

Orixás de frente (coroa), Ancestral e Ajuntó

Orixá de frente, Ancestral e o juntó

30/11/2012 15:48
Orixá Ancestral, de Frente e Adjuntó   Uma dúvida dos umbandistas é sobre seu orixá. Nós sabemos que orixá ancestral não é o mesmo que orixá de frente ou ajuntó. O orixá ancestral está ligado à nossa ancestralidade e é aquele que nos recepcionou assim que, gerados...

MATA 2017 - CANTINHO DOS ORIXÁS

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NOVOS SACERDOTES DA UMBANDA

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4a. Caminhada de Ogum

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